Destino

Abrantes, cidade florida | Pego, aldeia das casas baixas

Entre a cidade de Abrantes e a Aldeia do Pego, a riqueza cultural e gastronómica é vasta. Começando pela parte cultural, em Abrantes é de visita obrigatória o Centro Histórico, passando pelo Jardim da República, Largo João de Deus, Igreja de São João e S. Vicente terminando no Castelo/Fortaleza de Abrantes.

A vista soberba sobre a planície Ribatejana é de cortar a respiração. É ainda de realçar a rede de museus que a cidade oferece, constituída por museus e colecções visitáveis no Centro Histórico de Abrantes e na vila do Tramagal. 

No Verão é de paragem obrigatória as praias fluviais da Aldeia do Mato e do Penedo Furado.

O Pego é a maior aldeia do concelho de Abrantes e é conhecida pelas fachadas das casas decoradas com baixos-relevos, com os poiais no exterior e a decoração de algumas chaminés. 

No Jardim do Cruzeiro encontra ainda a pia dos burros, onde os animais bebiam água.
Na região podemos ainda destacar uma visita a duas vilas: Sardoal e Constância, onde é possível visitar o Castelo de Almourol e a Tomar para conhecer o emblemático Convento de Cristo.
A oferta gastronómica na região é variada, desde o peixe do rio, o famoso sável servido com açorda, arroz de lampreia, migas carvoeiras com entrecosto passando para o prato típico da Aldeia do Pego, o bucho e a tripa.